domingo, 8 de novembro de 2009

Aprender a ser MUDO SURDO CEGO e sem OLFATO

Aprender - click e ouçam



Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
William Shakespeare






 Chama-se pessoa Surda (ou Surdo) àquela que é portadora de surdez e que possui uma identidade, uma cultura, uma história e uma língua.
Nós temos vários tipos de surdez , a que descrevemos acima e as demais que vamos descobrindo em um bate papo casual.
Temos surdez por não querer ouvir o que outrem tem a se dizer, a surdez de saber o que o outro disse mas não absorvemos, surdez de ouvir mais não saber como dizer o que ouviu, enfim o que é surdez para você?
Você sabe que tipo é o seu?Que diagnóstico você pode se dar?



Mudez ou Afonia é uma deficiência que indica incapacidade (total ou parcial) de produzir fala.
As principais causas de mudez são físicas, podem estar relacionadas com a garganta, cordas vocais, língua, boca, pulmões, ou outros.
A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, nunca aprenderam a falar.
Uma pessoa pode nascer muda, ou adquirir a mudez mais tarde, como resultado se algum acidente ou devido à exposição a determinados químicos.
além da descrição acima temos vários tipos de pessoas mudas, sejam elas verdadeiramente mudas por deficiências, por bloqueios emocionais se calam, por pensarem que se emitirem som do que pensam muitas pessoas não vão ouvi-la, por estar em um ciclo de pessoas esnobes preferem se calar, por serem tímidas não conseguem interagir com as demais, por serem discretas acabam sendo mais um na estatística de mudez, você sabe qual é a sua? o que pode fazer para sair disso, melhorar sua vida ou sua auto estima? você sabe? qual é o seu diagnóstico? você sabe?



A cegueira é a falta do sentido da visão. A cegueira pode ser total ou parcial; existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida, a cegueira parcial (de um olho) ou o daltonismo.
A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a visão. Este pode ser:
  1. Nas estrutura transparentes do olho, como as cataratas e a opacidade da córnea.
  2. Na retina, como a degeneração macular e a retinose pigmentária.
  3. No nervo óptico, como o glaucoma ou os diabetes.
  4. No cérebro.
A cegueira pode ser congênita ou adquirida. O dano que impede a visão pode ser causado no nascimento, em algum evento ao longo da vida do indivíduo ou ainda no útero materno.

Essa definição  acima é de forma específicas, mas existem outras das quais muitos fazem e não percebem, eu sou uma delas (não nego, sou dessas, bato no peito e assumo).
Uma cegueira corriqueira é a que vemos algo que está errado, mas preferimos não ver ou fingir que não viu para continuar a vida adiante;
Outra é ver, dizer do seu jeito o que viu e não o que era real;
E a cegueira que eu tenho e as vezes esqueço ou penso que esqueço que vejo, sou eu mesma, ajo normalmente a minha VIDA e penso que não vendo as minhas limitações poderei me ver inteira, caio na contradição de saber que tenho limitações mais não quero enxergar a minha realidade, quando eu não me faço cair na real, muitas pessoas o fazem me olhando como se fosse um alienígena ou a própria sociedade despreparada  em ter rampas, calças, onibus, prédio, casas de shows, restaurantes, banheiros, shoppings, enfim ninguém pensa que um dia poderá usar uma cadeira de rodas, moletas, andador, orteses, cadeiras motorizadas, algum tipo de auxílio motor.
Torno a perguntar: Qual a sua cegueira? você sabe? que tipo de diagnóstico te tem? você sabe?


O olfato (português brasileiro) ou olfacto (português europeu), chamado faro nos animais, é um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfactivo.
No homem e demais animais superiores, o órgão olfativo se forma a partir de um espessamento epidérmico situado na região etmoidiana do crânio, a neurorecepção somente será ativada após as moléculas das substâncias odoríferas serem dissolvidas no muco que recobre a membrana pituitária.
As principais disfunções olfativas são:
  • anosmia (ou anodmia) perda ou diminuição drástica do olfato;
  • cacosmia alucinação olfativa transitória, onde o indivíduo percebe cheiros desagradáveis;
  • fantosmia espécie de cacosmia, onde dá-se a percepção de cheiros (bons ou ruins), sem estímulo efetivo do olfato.
  • hiperosmia excitação exagerada e anormal do olfato;
  • parosmia perversão do olfato;
Enfim chegamos ao olfato, um dos sextos sentidos que também é primoldial em nossas vidas, mas que não reparamos e nem damos a devida significância de sua eficiência em nossas VIDAS.
Nele você sente o cheiro da rosa perfumada, a comida sendo feita, o perfume marcante da pessoa amada, do cheiro de alguém que lhe é especial, o cheiro do amigo inconfundível, nestes dois buraquinhos que temos passa o ar que é o milagre da VIDA  que se funde com a boca e adentra pela garganta aonde se mistura ar, líquidos e comidas.
E sabe o que é engraçado, como eles se entendem, claro que em alguns momentos engasgamos, por não respeitar a nós mesmos, já reparou?
mas também temos o cheiro do caminhão do lixo que é podre, do bafo que um desconhecido tem ao falar perto de você, do cigarro, da bebida excessiva, do suor, da sudorese das axilas, da comida estragada, de um animal abandonado que está doente, enfim temos vários tipos. Esses claro que alguns temos em nós e outros apagamos de nossa memória.

Não falei do paladar e não falarei, por que esse ninguém esquece, né???!!!!!!!

Você sabe quais desses diagnósticos acima é o pior? Em qual você se encaixaria? Você sabe? ou você prefere fechar os olhos? fingir que não ouviu? Se calar da VERDADE?
Quem é você?
Você sabe?
O que você quer?
Você sabe?